Arena das Dunas (ou Arena Marinho Chagas) é um estádio multiúso localizado na cidade de Natal, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte. Além de partidas de futebol, o complexo tem a capacidade de abrigar eventos de grande porte, exposições e lojas comerciais. A estrutura foi inaugurada em 22 de janeiro de 2014, depois de 29 meses de obras, no lugar do Estádio João Machado. É gerenciada pela OAS Arenas.
Localizada no bairro de Lagoa Nova, entre a BR-101 e a Av. Prudente de Morais, duas importantes artérias viárias da cidade, a arena foi viabilizada através de uma Parceria Público-Privada entre a OAS Engenharia e o governo do estado, tendo a finalidade precípua de sustentar a candidatura da capital potiguar para a Copa do Mundo FIFA de 2014, de onde recebeu quatro partidas do evento mundial.
Posteriormente projetada para ter uso variado, se viabilizando financeiramente, o complexo tem a capacidade de 31.375 espectadores. Durante a Copa do Mundo, a arena contou com arquibancadas flexíveis, que permitiu a expansão para 42 mil assentos. A arquitetura do estádio, inspirada nas dunas do Rio Grande do Norte, foi projetada pela empresa estadunidense Populous.
Com a previsão de inauguração em 31 de dezembro de 2013, o estádio foi inaugurado 22 dias depois, em 22 de janeiro do ano seguinte, em solenidade com participação da presidente Dilma Rousseff e do secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke. A primeira partida de futebol foi realizada em 26 de janeiro do mesmo ano, em uma rodada dupla entre América-RN (2) e Confiança (0), pela Copa do Nordeste; e ABC (2) e Alecrim (0), pelo Campeonato Potiguar.
Com 31.375 assentos, a arena recebeu mais 11.744 cadeiras adicionais durante a Copa do Mundo FIFA de 2014, totalizando mais de 42 mil assentos durante o evento.
O estádio conta com uma área externa de 22.000 m2 com capacidade para até 30.000 pessoas, estacionamento externo de 2.000 vagas e interno com 557 vagas.
A Arena das Dunas recebeu quatro jogos da Copa do Mundo FIFA de 2014, sendo todos da fase inicial do torneio. Natal se despediu da Copa do Mundo com o clássico mundial entre Itália e Uruguai, vencido pelos uruguaios e que garantiram a classificação às oitavas de final da Celeste Olímpica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário