Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, também conhecido como Estádio Nacional Mané Garrincha, Estádio Nacional de Brasília, Arena Mané Garrincha ou simplesmente Mané Garrincha, é um estádio de futebol e arena multiuso brasileiro, situado na cidade de Brasília, no Distrito Federal.
O estádio é apenas uma dentre as diversas estruturas que compõem o Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, que engloba também o Ginásio de Esportes Nilson Nelson e o Autódromo Internacional de Brasília Nelson Piquet, dentre outros. Inaugurado em 1974, o estádio possuía capacidade total para 45.200 pessoas.
Após a reforma de 2010-2013, sua capacidade foi aumentada para 72.788 pessoas, tornando-se o segundo maior estádio do Brasil e um dos maiores da América, perdendo apenas para o Maracanã. O estádio atualmente pertence à Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap).
Inicialmente prevista para 31 de dezembro de 2012 e posteriormente 21 de abril de 2013, a inauguração do novo estádio foi remarcada para o dia 18 de maio de 2013.
Como eventos-teste após sua inauguração, o estádio foi palco da final do Campeonato Brasiliense de 2013, no dia 18 de maio(Brasiliense e Brasília) e recebeu no dia 26 de maio de 2013 a partida entre Santos e Flamengo, válida pelo 1º Rodada do Campeonato Brasileiro (Brasileirão).
Um dos argumentos usados para a reconstrução do estádio era que Brasília não contava com nenhum local apto a receber grandes eventos, que eram então realizados no canteiro central da Esplanada dos Ministérios ou no estacionamento do estádio.
Infelizmente, após alguns espetáculos, hoje em dia não é mais permitido realizar eventos culturais no estádio ou no do Ginásio Nilson Nelson, exceto quando houver interesse da administração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário