segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Ressacada


O Estádio Aderbal Ramos da Silva, popularmente conhecido como Estádio da Ressacada, de propriedade do Avaí Futebol Clube, é um estádio de futebol localizado em Florianópolis, capital do estado brasileiro de Santa Catarina. Foi inaugurado em 15 de novembro de 1983, e sua iluminação, em 31 de maio de 1986. Tem capacidade atual para 17.800 pessoas, segundo estimativas recentes, e seu recorde de público é de 25.735 pagantes.
Desde sua inauguração, a Ressacada foi palco de três jogos da Seleção Brasileira e oito finais de campeonatos oficiais.

História

Construção

A construção do Estádio Aderbal Ramos da Silva aposentou o antigo Estádio Adolfo Konder, também conhecido como "Campo da Liga" ou "Pasto do Bode", construído na rua Bocaiúva, no centro de Florianópolis, e inaugurado em 1930. Um campo acanhado, com poucos degraus de arquibancada, era considerado já em 1975 um estádio ultrapassado.
O Adolfo Konder foi construído em um terreno de 15.000 m², não havendo maneira de ampliar o estádio. Em 1980, o terreno da rua Bocaiúva foi trocado por outro de 120.000 m² com um estádio pronto, pelo grupo Kobrassol, que planejava construir um Shopping Center no local, onde atualmente encontra-se o Beiramar Shopping Center. Finalmente, em novembro de 1983, o "Campo da Liga" encerrou suas atividades com uma partida entre veteranos do Avaí e do Figueirense (empate por 1 a 1).
Presidiu a obra da Ressacada Cairo Bueno, planejou o arquiteto Davi Ferreira Lima e trabalharam 20 engenheiros. As sondagens alcançaram 30m de profundidade, as torres de iluminação, 43m de altura, com o estádio compreendendo 17.270 m², e o concreto armado com 1.800 m³ de estrutura.

Inauguração

Estádio

O estádio foi inaugurado em 15 de novembro de 1983, com o jogo Avaí 1-6 Vasco. Vílson Tadei, do Vasco, fez o primeiro gol da história do Aderbal Ramos da Silva. Naquele jogo os times entraram em campo com as seguintes formações:
  • Avaí:
Gilson (Borba), Assis, Gildo (Caco), Gilberto e Tião; Careca, Bira Lopes e Ormarzinho (Zé Carlos); Amarildo, Bizu (Décio) e Passos (Nelsinho) com o técnico Ladinho.
  • Vasco da Gama:
Roberto; Adevaldo, Chagas, Nenê e Roberto Teixeira; Serginho, Oliveira (Geovani) eVílson Tadei; Ernani (Dudu), Marcelo e Paulo Egídio (Júlio César) comandado por Otto Glória.
O árbitro da partida foi Celso Bozzano, e seus auxiliares Dalmo Bozzano e Allan Giovani. Público e renda não foram divulgados.
  
Iluminação

A Iluminação só foi inaugurada em 31 de maio de 1986 no jogo amistoso entre Avaí e Fluminense que terminou empatado em 0-0. A iluminação do estádio recebeu grande destaque, por ser uma das mais potentes do Sul do Brasil naquela época.

Placar eletrônico

O placar eletrônico da Ressacada, foi inaugurado no dia 15 de março de 2009 num clássico entre Avaí e Figueirense, em partida válida pelo Campeonato Catarinense, o jogo terminou empatado em um gol. O modelo do placar eletrônico do estádio do Avaí é em alta definição e a cores, sendo assim, o mais moderno dos estádios de Santa Catarina.

Década de 1980

O primeiro Campeonato Catarinense que o Avaí disputou com o seu novo estádio, foi em 1984. Naquele ano o time terminou em quarto lugar no geral da competição. Rapidamente a Ressacada tornava-se um dos principais palcos de jogos de futebol do estado de Santa Catarina.
Já em 1984 veio o primeiro título do Avaí no Aderbal Ramos da Silva, o Torneio Seletivo para a Taça de Prata que deu o direito ao time de disputar este torneio de âmbito nacional organizado pela C.B.D. (Confederação Brasileira de Desportos, precursora da atual C.B.F.).Em 1985 veio também a Taça Governador do Estado de Santa Catarina que era concedida ao campeão do primeiro turno do campeonato estadual.
Também serviu de palco para espetáculos da Seleção Brasileira de Futebol, e a primeira apresentação foi em 21 de junho de 1987 quando o Brasil venceu a Seleção Equatoriana de Futebol por 4-1 em um amistoso.
Em 1988, a primeira grande conquista da era Ressacada com o título do Campeonato Catarinense de Futebol daquele ano quando o estádio teve o maior público registrado que foi de 25.735 pagantes, em 17 de julho de 1988, no jogo Avaí 2-1 Blumenau, válido pelo hexagonal final do Campeonato em que o Avaí conquistou o título com uma rodada de antecedência. Estima-se que mais de 30.000 torcedores assistiram a partida naquele dia, segundo Ivanildo Bernardo da Silva, o Ceará, ex-administrador da Ressacada, que liberou a entrada de mais 6.421 torcedores após o início da partida.

Década de 1990

Nesta época o Avaí viveu um dos piores momentos da sua história ao ser rebaixado no Campeonato Catarinense de 1993, após ter sido vice-campeão em 1992. Recuperou-se em voltou a elite do campeonato catarinense em 1994 como campeão no jogo de 19 de novembro de 1994, Avaí 2-1 Hercílio Luz realizado na Ressacada. A torcida novamente lotou o estadio para a decisão do campeonato.


No dia 3 de maio de 1994, a Seleção Brasileira de Futebol disputou na Ressacada o seu último jogo no seu país antes da Copa do Mundo de 94. A oportunidade ficou marcada pela estreia de Ronaldo na Seleção além do seu primeiro gol, no jogo contra Islândia. Ronaldo fez o primeiro gol dos 3 a 0 aplicados pelo Brasil.
Em 1995 foi campeão da Copa Santa Catarina quando o Avaí empatou em casa em 1-1 com o Joinville e depois venceu-os em Joinville por 3-1. Também foi campeão do Campeonato Citadino do mesmo ano.
Nesta década, mais uma apresentação da seleção no estádio, no jogo 10 de julho de 1996 quando Seleção Brasileira Olímpica fez seu último jogo em território nacional antes dos Jogos Olímpicos de Atlanta, vencendo a Seleção Dinamarquesa de Futebol por 5-1.
Em 22 de junho de 1997 o Avaí venceu o Tubarão por 2-0 e sagrou-se campeão estadual daquele ano.

Anos 2000

Em 2006, várias reformas foram feitas na Ressacada, troca do gramado e colocação de cobertura na arquibancada principal.
Em outubro de 2006, a Ressacada ganhou uma nova cobertura na maior arquibancada localizada a frente das sociais "A". Além da cobertura, o setor ganhou 2.018 cadeiras, 44 camarotes, novos banheiros e bares. Também foram construídas novas bilheterias, realizado reformas nos camarotes de imprensa, banheiros e vestiários.
Foi também na Ressacada que no dia 11 de novembro de 2008 quando, com o gol de Evando, o Avaí venceu o Brasiliense por 1 a 0 e, com três rodadas de antecedência para o fim da série B de 2008, assegurou a vaga à elite do futebol brasileiro de 2009.
No ano de 2009, o Avaí sagrou-se Campeão Catarinense pela 14ª vez em sua história, ao bater a Chapecoense por 6 a 1 (3 a 1 no tempo normal e 3 a 0 na prorrogação), diante de mais de 15 mil espectadores na Ressacada. Em 2010, veio o bicampeonato, diante de mais de 17 mil pagantes: podendo até perder por 1 gol de diferença, o Avaí venceu o Joinville por 2 a 0 na Ressacada e chegou ao 15º título estadual.

Localização

Localiza-se no bairro Carianos, no distrito do Ribeirão da Ilha, no sul da Ilha de Santa Catarina a aproximadamente 10 km do centro de Florianópolis. Em seus arredores, encontra-se o Aeroporto Internacional Hercílio Luz que é o principal aeroporto de Santa Catarina. Além disso, o estádio possui, em suas redondezas, uma série de bares e pequenos restaurantes, onde os torcedores costumam marcar encontros, beber e se alimentar antes e depois dos jogos.
A estrutura de acesso, por meios de transporte, à Ressacada dá-se por carro e linhas de ônibus passando pela Via Expressa Sul e logo após com acesso pela Avenida Deputado Diomício Freitas. A distância do centro é de 10 km.
Os pontos de ônibus estão localizados ao lado do estádio mas, em dia de jogos, os ônibus só param na Avenida Deputado Diomício Freitas.
O estádio também conta com estacionamento próprio, com vagas para 5.000 veículos, sendo que, existe um espaço muito maior ao longo da Rua Tenente Calandrini, logo em frente. O estacionamento da torcida adversária, localiza-se atrás do estádio separado da torcida da casa pelo policiamento.

Nome

O estádio tem o seu nome em homenagem ao ex-governador de Santa Catarina entre 1947 e 1951, o Doutor Aderbal Ramos da Silva, torcedor do Avaí. Outro estádio que recebeu o mesmo nome é o Aderbal Ramos da Silva do Blumenau Esporte Clube, localizado em Blumenau, Santa Catarina e demolido em 2007.
É popularmente chamado de Ressacada, já que, está situado numa localidade antes popularmente chamada com o mesmo nome, dentro do bairro Carianos, próximo ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz.

Arquitetura

A Ressacada tem seu formato oval. A cobertura protege parcialmente o estádio, estando localizadas no setor das sociais "A" e "D", ambas localizadas ao centro do campo e nas arquibancadas "C" e "E", ambas ao lado da social "D". Os refletores encontram-se nos dois lados das sociais, num total de 4 torres.
O acesso ao gramado dá-se por meio de três acessos e dois túneis subterrâneos que começam nos vestiários. Existem três vestiários no estádio, um para cada time que disputa uma partida de futebol e outro para a arbitragem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário