quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Heriberto Hulse, a jaula do Tigre

Estádio Heriberto Hülse

O Estádio Heriberto Hülse, apelidado de Majestoso, é um estádio de futebol localizado na cidade de Criciúma, estado de Santa Catarina.
O estádio do Criciúma Esporte Clube, um dos principais do estado de Santa Catarina, já abrigou competições de nível internacional como a Copa Libertadores da América, época na qual foi completamente adaptado para competição, destaque entre os principais estádios do estado, é o uníco completamente coberto.
O primeiro proprietário do estádio foi o Comerciário Esporte Clube que no ano de 1978 veio se tornar o Criciuma Esporte Clube, atual proprietário do Majestoso.
O estádio atualmente tem capacidade para 22.000 torcedores, pois a capacidade foi adequada para cumprir as normas do estatuto do torcedor.
O maior publico registrado foi em 6 de agosto de 1995 no jogo Criciúma 1 X 0 Chapecoense-SC pelo campeonato catarinense. O jogo teve um público de 31.123 pessoas e uma renda de R$115.815,00.
O nome do estádio é uma homenagem ao ex-governador do estado de Santa Catarina, Heriberto Hülse, por ser uma figura política que representou o sul Catarinense, onde se situa a cidade de Criciúma e por vez o Majestoso.
O apelido de Majestoso foi dado carinhosamente pela torcida do Tigre, pelo devido formato do estádio em tamanho regular e por ter uma aparência imponente, digno do apelido Majestoso.

Estrutura

Atualmente o estádio Heriberto Hülse conta com:
  • 100% das arquibancadas cobertas.
  • Sistema de câmeras de vigilância.
  • Duas ambulâncias de pronto atendimento.
  • Camarotes e área de cobertura da imprensa recém construidos com padrões modernos a nível de grandes estádios brasileiros.
  • Bares e banheiros masculinos e femininos inclusive no setor visitante.
  • Placar eletrônico.
  • Fosso de proteção para evitar invasão ao gramado.
  • Acadêmia e piscina para utilização dos jogadores do clube.
  • Alojamento para a concentração do elenco e para abrigar as categorias de base.
  • Sala de trófeus com vitrine.
  • Seis torres de iluminação mais quatro estruturas de iluminação abaixo delas.
  • Elevador panorâmico de acesso a tribuna de honra e camarotes.
  • Salas e dependências da diretoria.
  • Restaurante.
  • Estacionamento.
  • Conta também dentro do seu terreno com o ginásio Colombo Machado Salles, acomplado ao Heriberto Hülse, já foi utilizado para jogos de Futsal, hoje tem gramado sintético para que o clube utilize em treinos nos dias de chuva.

  Em 2011 a diretoria do Criciúma Esporte Clube iniciou projetos para a construção no pátio do estádio da loja do Tigre, onde será vendido produtos do clube e também de um museu contando toda a história do estádio e do time.

Jogos Importantes

Em 1991 o estádio Heriberto Hülse foi palco da decisão da Copa do Brasil, entre Criciúma x Grêmio, com o empate de 0x0, o Tigre se consagrou campeão do Brasil dentro do Majestoso.

No ano seguinte, 1992, o estádio foi completamente reformado para atender as exigências da FIFA pois o Criciúma iria jogar a Taça Libertadores da América daquele ano.
Neste campeonato recebeu o grande confronto brasileiro da competição entre Criciúma x São Paulo, os únicos representantes brasileiros na corrida pelo título das Américas, o Campeão Brasileiro de 1991 x o Campeão do Brasil de 1991, onde dentro do Majestoso o Tigre venceu o tricolor paulista por 3x0 e na segunda fase da competição foi eliminado pelo mesmo também dentro do Heriberto Hülse pelo empate de 1x1.

O Heriberto Hülse tem como seu público recorde o número de 31.123 espectadores para a final do Campeonato Catarinense de Futebol de 1995, desta vez o visitante foi o time da Chapecoense, o jogo foi para a prorrogação e no final com o placar de 1x0 para o Tigre que assim se tornou campeão mais uma vez dentro do Majestoso.

Em 2002 novamente o Majestoso foi palco de uma final de campeonato nacional, desta vez a decisão do Brasileiro Série B 2002 entre Criciúma x Fortaleza.
Chovia muito no dia, o estádio estava lotado, o jogo foi emocionante e não havia momento melhor para que o Criciúma levantasse a taça de Campeão Brasileiro dentro do Heriberto Hülse vencendo o Fortaleza pelo placar de 4x1.

Este estádio também é palco da maior goleada do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2004, onde o Tigre massacrou de virada o time do Goiás pelo placar de 7x2.

No ano de 2006, o Heriberto Hülse foi palco de mais uma final de Campeonato Brasileiro, desta vez o da terceira divisão, como é de costume realizou muito bem este papel e viu o Criciúma Esporte Clube conquistar a taça ao derrotar o Vitória da Bahia pelo espantoso placar de 6x0.
No dia 23 de outubro de 2010, o Majestoso vibrou com mais de 19.000 espectadores para prestigiar a promoção do Criciúma Esporte Clube a segunda divisão nacional vencendo o Macaé do Rio de Janeiro pelo placar de 2x0.

Episódios Marcantes

Infelizmente o belo Majestoso não foi somente palco de momentos felizes do futebol do Tigre, em 2008 em uma partida válida pelo Campeonato Catarinense de Futebol a torcida do Avaí Futebol Clube conseguiu entrar no estádio com uma bomba caseira, próximo do final da partida ela foi arremessada contra a torcida tricolor, em meio a tantos cívis, ela foi parar próxima de um senhor muito debilitado pela idade, o aposentado e fanático torcedor do Tigre, Ivo Costa ou carinhosamente chamado pela torcida de Seu Ivo.
O artefato foi parar próximo de Seu Ivo, que teve como única opção afastar com as próprias mãos, sem tempo suficiente acabou explodindo ao seu lado, ocasionando a perda de sua mão direita.
Naquele momento desencadeou a fúria da torcida Criciumense que acabou encurralando a torcida azurra fora das dependências do Majestoso e a guerra cívil durou algumas horas após a partida que terminou Criciúma 1 x 0 Avaí, onde a polícia colocou controle na situação congitando-se até mesmo a presença do exército para acalmar os ânimos da torcida carvoeira.
Em 2010 o aposentado Ivo Costa veio a falecer por causas naturais.
Por consequência do ocorrido, a torcida do Criciúma, a barra Os Tigres tem um trapo ou popularmente dito uma bandeira com a imagem de Seu Ivo, a mesma é exibida nas arquibancadas em quase todos os jogos do Criciúma.
Outro episódio que marcou o Heriberto Hülse, foi um vendaval que atingiu a cidade de Criciúma em 2009, o mesmo danificou parte dos telhados do estádio, que por irresponsabilidade da antiga diretoria ficou cerca de 1 ano e meio sem parte da cobertura.
Na atual gestão do Presidente Antenor Angeloni, área do telhado atingida foi reparada voltando a ser 100% coberto.

Como chegar

  • Quem vem do Norte: Chegando na cidade pelo acesso norte da BR-101 (km 381), trafegar pela Av. Centenário até chegar na sinaleira após o Supermercado Giassi. Vire à direita e, na próxima sinaleira à esquerda. Siga sempre em frente e chegará ao Estádio Heriberto Hülse.
  • Quem vem do Sul: Utilizando o acesso central da BR-101 (km 392), seguir sempre pela Rod. Luiz Rosso e pela R. Des. Pedro Silva. Em frente a Caixa Econômica Federal, a rua tem um sentido único (à direita). Pronto! Você está nos fundos do Estádio Heriberto Hülse.
  • Quem vem do Planalto: Após o término da Rod. SC-446, siga pelas ruas Julio Gaidzinski, Marechal Deodoro e Santa Catarina; até chegar ao Estádio Heriberto Hülse.

 


 

 




 

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Ressacada


O Estádio Aderbal Ramos da Silva, popularmente conhecido como Estádio da Ressacada, de propriedade do Avaí Futebol Clube, é um estádio de futebol localizado em Florianópolis, capital do estado brasileiro de Santa Catarina. Foi inaugurado em 15 de novembro de 1983, e sua iluminação, em 31 de maio de 1986. Tem capacidade atual para 17.800 pessoas, segundo estimativas recentes, e seu recorde de público é de 25.735 pagantes.
Desde sua inauguração, a Ressacada foi palco de três jogos da Seleção Brasileira e oito finais de campeonatos oficiais.

História

Construção

A construção do Estádio Aderbal Ramos da Silva aposentou o antigo Estádio Adolfo Konder, também conhecido como "Campo da Liga" ou "Pasto do Bode", construído na rua Bocaiúva, no centro de Florianópolis, e inaugurado em 1930. Um campo acanhado, com poucos degraus de arquibancada, era considerado já em 1975 um estádio ultrapassado.
O Adolfo Konder foi construído em um terreno de 15.000 m², não havendo maneira de ampliar o estádio. Em 1980, o terreno da rua Bocaiúva foi trocado por outro de 120.000 m² com um estádio pronto, pelo grupo Kobrassol, que planejava construir um Shopping Center no local, onde atualmente encontra-se o Beiramar Shopping Center. Finalmente, em novembro de 1983, o "Campo da Liga" encerrou suas atividades com uma partida entre veteranos do Avaí e do Figueirense (empate por 1 a 1).
Presidiu a obra da Ressacada Cairo Bueno, planejou o arquiteto Davi Ferreira Lima e trabalharam 20 engenheiros. As sondagens alcançaram 30m de profundidade, as torres de iluminação, 43m de altura, com o estádio compreendendo 17.270 m², e o concreto armado com 1.800 m³ de estrutura.

Inauguração

Estádio

O estádio foi inaugurado em 15 de novembro de 1983, com o jogo Avaí 1-6 Vasco. Vílson Tadei, do Vasco, fez o primeiro gol da história do Aderbal Ramos da Silva. Naquele jogo os times entraram em campo com as seguintes formações:
  • Avaí:
Gilson (Borba), Assis, Gildo (Caco), Gilberto e Tião; Careca, Bira Lopes e Ormarzinho (Zé Carlos); Amarildo, Bizu (Décio) e Passos (Nelsinho) com o técnico Ladinho.
  • Vasco da Gama:
Roberto; Adevaldo, Chagas, Nenê e Roberto Teixeira; Serginho, Oliveira (Geovani) eVílson Tadei; Ernani (Dudu), Marcelo e Paulo Egídio (Júlio César) comandado por Otto Glória.
O árbitro da partida foi Celso Bozzano, e seus auxiliares Dalmo Bozzano e Allan Giovani. Público e renda não foram divulgados.
  
Iluminação

A Iluminação só foi inaugurada em 31 de maio de 1986 no jogo amistoso entre Avaí e Fluminense que terminou empatado em 0-0. A iluminação do estádio recebeu grande destaque, por ser uma das mais potentes do Sul do Brasil naquela época.

Placar eletrônico

O placar eletrônico da Ressacada, foi inaugurado no dia 15 de março de 2009 num clássico entre Avaí e Figueirense, em partida válida pelo Campeonato Catarinense, o jogo terminou empatado em um gol. O modelo do placar eletrônico do estádio do Avaí é em alta definição e a cores, sendo assim, o mais moderno dos estádios de Santa Catarina.

Década de 1980

O primeiro Campeonato Catarinense que o Avaí disputou com o seu novo estádio, foi em 1984. Naquele ano o time terminou em quarto lugar no geral da competição. Rapidamente a Ressacada tornava-se um dos principais palcos de jogos de futebol do estado de Santa Catarina.
Já em 1984 veio o primeiro título do Avaí no Aderbal Ramos da Silva, o Torneio Seletivo para a Taça de Prata que deu o direito ao time de disputar este torneio de âmbito nacional organizado pela C.B.D. (Confederação Brasileira de Desportos, precursora da atual C.B.F.).Em 1985 veio também a Taça Governador do Estado de Santa Catarina que era concedida ao campeão do primeiro turno do campeonato estadual.
Também serviu de palco para espetáculos da Seleção Brasileira de Futebol, e a primeira apresentação foi em 21 de junho de 1987 quando o Brasil venceu a Seleção Equatoriana de Futebol por 4-1 em um amistoso.
Em 1988, a primeira grande conquista da era Ressacada com o título do Campeonato Catarinense de Futebol daquele ano quando o estádio teve o maior público registrado que foi de 25.735 pagantes, em 17 de julho de 1988, no jogo Avaí 2-1 Blumenau, válido pelo hexagonal final do Campeonato em que o Avaí conquistou o título com uma rodada de antecedência. Estima-se que mais de 30.000 torcedores assistiram a partida naquele dia, segundo Ivanildo Bernardo da Silva, o Ceará, ex-administrador da Ressacada, que liberou a entrada de mais 6.421 torcedores após o início da partida.

Década de 1990

Nesta época o Avaí viveu um dos piores momentos da sua história ao ser rebaixado no Campeonato Catarinense de 1993, após ter sido vice-campeão em 1992. Recuperou-se em voltou a elite do campeonato catarinense em 1994 como campeão no jogo de 19 de novembro de 1994, Avaí 2-1 Hercílio Luz realizado na Ressacada. A torcida novamente lotou o estadio para a decisão do campeonato.


No dia 3 de maio de 1994, a Seleção Brasileira de Futebol disputou na Ressacada o seu último jogo no seu país antes da Copa do Mundo de 94. A oportunidade ficou marcada pela estreia de Ronaldo na Seleção além do seu primeiro gol, no jogo contra Islândia. Ronaldo fez o primeiro gol dos 3 a 0 aplicados pelo Brasil.
Em 1995 foi campeão da Copa Santa Catarina quando o Avaí empatou em casa em 1-1 com o Joinville e depois venceu-os em Joinville por 3-1. Também foi campeão do Campeonato Citadino do mesmo ano.
Nesta década, mais uma apresentação da seleção no estádio, no jogo 10 de julho de 1996 quando Seleção Brasileira Olímpica fez seu último jogo em território nacional antes dos Jogos Olímpicos de Atlanta, vencendo a Seleção Dinamarquesa de Futebol por 5-1.
Em 22 de junho de 1997 o Avaí venceu o Tubarão por 2-0 e sagrou-se campeão estadual daquele ano.

Anos 2000

Em 2006, várias reformas foram feitas na Ressacada, troca do gramado e colocação de cobertura na arquibancada principal.
Em outubro de 2006, a Ressacada ganhou uma nova cobertura na maior arquibancada localizada a frente das sociais "A". Além da cobertura, o setor ganhou 2.018 cadeiras, 44 camarotes, novos banheiros e bares. Também foram construídas novas bilheterias, realizado reformas nos camarotes de imprensa, banheiros e vestiários.
Foi também na Ressacada que no dia 11 de novembro de 2008 quando, com o gol de Evando, o Avaí venceu o Brasiliense por 1 a 0 e, com três rodadas de antecedência para o fim da série B de 2008, assegurou a vaga à elite do futebol brasileiro de 2009.
No ano de 2009, o Avaí sagrou-se Campeão Catarinense pela 14ª vez em sua história, ao bater a Chapecoense por 6 a 1 (3 a 1 no tempo normal e 3 a 0 na prorrogação), diante de mais de 15 mil espectadores na Ressacada. Em 2010, veio o bicampeonato, diante de mais de 17 mil pagantes: podendo até perder por 1 gol de diferença, o Avaí venceu o Joinville por 2 a 0 na Ressacada e chegou ao 15º título estadual.

Localização

Localiza-se no bairro Carianos, no distrito do Ribeirão da Ilha, no sul da Ilha de Santa Catarina a aproximadamente 10 km do centro de Florianópolis. Em seus arredores, encontra-se o Aeroporto Internacional Hercílio Luz que é o principal aeroporto de Santa Catarina. Além disso, o estádio possui, em suas redondezas, uma série de bares e pequenos restaurantes, onde os torcedores costumam marcar encontros, beber e se alimentar antes e depois dos jogos.
A estrutura de acesso, por meios de transporte, à Ressacada dá-se por carro e linhas de ônibus passando pela Via Expressa Sul e logo após com acesso pela Avenida Deputado Diomício Freitas. A distância do centro é de 10 km.
Os pontos de ônibus estão localizados ao lado do estádio mas, em dia de jogos, os ônibus só param na Avenida Deputado Diomício Freitas.
O estádio também conta com estacionamento próprio, com vagas para 5.000 veículos, sendo que, existe um espaço muito maior ao longo da Rua Tenente Calandrini, logo em frente. O estacionamento da torcida adversária, localiza-se atrás do estádio separado da torcida da casa pelo policiamento.

Nome

O estádio tem o seu nome em homenagem ao ex-governador de Santa Catarina entre 1947 e 1951, o Doutor Aderbal Ramos da Silva, torcedor do Avaí. Outro estádio que recebeu o mesmo nome é o Aderbal Ramos da Silva do Blumenau Esporte Clube, localizado em Blumenau, Santa Catarina e demolido em 2007.
É popularmente chamado de Ressacada, já que, está situado numa localidade antes popularmente chamada com o mesmo nome, dentro do bairro Carianos, próximo ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz.

Arquitetura

A Ressacada tem seu formato oval. A cobertura protege parcialmente o estádio, estando localizadas no setor das sociais "A" e "D", ambas localizadas ao centro do campo e nas arquibancadas "C" e "E", ambas ao lado da social "D". Os refletores encontram-se nos dois lados das sociais, num total de 4 torres.
O acesso ao gramado dá-se por meio de três acessos e dois túneis subterrâneos que começam nos vestiários. Existem três vestiários no estádio, um para cada time que disputa uma partida de futebol e outro para a arbitragem.



quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Orlando Scarpelli

O Estádio Orlando Scarpelli é um estádio de futebol, pertence ao Figueirense Futebol Clube e está localizado no bairro Estreito, na parte continental da cidade de Florianópolis, no estado de Santa Catarina. É o maior estádio de futebol de Florianópolis.
Está localizado a 1 km do Corpo de Bombeiros, do Batalhão da Polícia Militar e do Hospital de Florianópolis. Desde 1999, o estádio vem sendo constantemente reformado e com novas instalações sendo agregadas ao patrimônio do clube. Novos vestiários para as divisões de base, alambrados novos, implantação de catracas eletrônicas e cartões indutivos de acesso, pintura das arquibancadas, novos banheiros, reforma dos bares, dos acessos internos e do sistema de iluminação, novas casamatas, são algumas das obras efetuadas.
Em 2005, foram executadas mais obras de melhorias. No início do ano houve a colocação de cadeiras em todo o estádio, e no mês de dezembro foi iniciada a substituição do gramado, assim como modernização dos sistemas de irrigação computadorizada e drenagem.
O estádio leva o nome do empresário e desportista Orlando Scarpelli, que presidiu o Figueirense Futebol Clube nos anos 1940 e doou o terreno onde o estádio está localizado.
Em 2002, a Revista Placar atribuiu o título de “Caldeirão do Brasil” ao Estádio Orlando Scarpelli devido ao maior percentual de ocupação entre todos os estádios das equipes que disputaram o Campeonato Brasileiro da Série ‘A’, com 49%.

Dados Gerais

  • Nome: Orlando Scarpelli
  • Localização: Florianópolis/SC
  • Distância do aeroporto: 16 km
  • Distância do centro da Cidade: 5 km
  • Capacidade do estádio: 20.000 pessoas
  • Maior público: 31.098 pessoas. Brasil 3 x 0 Chile (seleções olímpicas), em 12 de agosto de 2000.
  • Acessos: O público tem 17 portões de acesso e 5 rampas fazem a ligação com as arquibancadas. Todos os portões possuem acesso por catracas eletrônicas, através dos sistemas de leitura de código de barras e indutivo.
  • Dimensões da área de jogo: 65X100m
  • Dimensões da área total de grama: 9.500m2
  • Tipo de grama: Bermuda Tiftway 419
  • Iluminação: O sistema é composto por 74 projetores SLS 1.500 com lâmpada MH 1.500W de potência. Lux gerados: Máximo 640,00 lux – Médio 423,85 lux – Mínimo 300,00 lux.
  • Placar Eletrônico: Tipo Display Leds – Sistema RG com 256 células luminosas tipo Cluster. Dimensão: 3,2X4,48m.
  • Infra-estrutura: 40 guichês estão disponíveis para venda de ingressos. O torcedor também tem à sua disposição 12 pontos para aquisição de bebidas e lanches. 20 cabines abrigam os profissionais da imprensa, sendo 13 cabines de rádio, 6 cabines de TV e 1 cabine de imprensa escrita. 9 banheiros são usados pelos espectadores, apresentando 27 sanitários (15 masculinos e 12 femininos). O Estádio conta ainda com 5 vestiários e estacionamento geral para funcionários, atletas, colaboradores, imprensa e autoridades com 44 vagas.
A banda norte - americana The Black Eyed Peas se apresentou no local no dia 1 de novembro de 2010, com a The E.N.D World Tour. O publico estimado foi de 30.000 espectadores.