terça-feira, 28 de julho de 2015

Arena Independência


Estádio Raimundo Sampaio, mais conhecido como Estádio Independência, é um estádio de futebol localizado no bairro do Horto, em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil e foi inaugurado em 1950 para a Copa do Mundo de futebol realizada no Brasil.
Inicialmente com capacidade para 30.000 pessoas, hoje possui capacidade para 23.018 pessoas. Pertencia ao licenciado Sete de Setembro Futebol Clube, razão pela qual o estádio é chamado de Independência.
Atualmente é propriedade do América-MG. O nome original é uma homenagem a um ex-presidente do Sete de Setembro.
  
Construção para a Copa do Mundo 1950

Em 1947, o prefeito Otacílio Negrão de Lima escolheu um terreno no bairro Oswaldo Cruz (atual Horto) para construir o estádio que sediaria os jogos de Belo Horizonte na Copa do Mundo FIFA de 1950.
Em 18 de junho de 1950, uma semana antes da inauguração, o time do Sete de Setembro testou e aprovou o gramado.
Sua inauguração ocorreu no dia 25 de junho de 1950, com o jogo Iugoslávia 3 a 0 Suíça. Quatro dias depois, o Independência foi palco de Estados Unidos 1 a 0 Inglaterra, partida considerada a maior zebra da história das Copas do Mundo. O último jogo foi Uruguai 8 a 0 Bolívia em 2 de Julho, na única partida do Uruguai na primeira fase - o time eventualmente ganharia a Copa diante da seleção brasileira em um Maracanã lotado.

Aquisição pelo América

 

Inicialmente o estádio pertencia ao Governo do estado de Minas Gerais, mas passou a ser propriedade do clube Sete de Setembro em 1965, após a inauguração do Mineirão.
Em 1989, o América fez um contrato de comodato firmado com o Sete de Setembro ajustado por um período de 30 anos e depois prolongado por mais 50. No entanto, em 1997, o América incorporou o Sete de Setembro e registrou em cartório o bem como patrimônio do América. Desde então, o estádio Independência é propriedade do América Futebol Clube.
Neste estádio o América conquistou o Campeonato Brasileiro Série B em 1997 no confronto contra o Vila Nova-GO e na partida contra o
Náutico pela fase final compareceram 18.900 torcedores pagantes. O America conquistou também, nesse estádio, o Campeonato Brasileiro da Série C em 2009.
Em 1999, numa parceria com o Atlético, o América construiu uma arquibancada de estrutura metálica, aumentando a capacidade do estádio para cerca de 30.000 pessoas, além de um placar eletrônico. Mas por falta de segurança, tal arquibancada foi desativada um tempo depois. O fim da parceria também resultou na retirada do placar.
O recorde de público é de 32.721 espectadores, na partida Seleção Mineira 1 a 0 Seleção Guanabara (Carioca), em 27 de janeiro de 1963, pelo primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro de 1962, disputado por seleções estaduais.

 

Reinauguração

 

O estádio foi reinaugurado no dia 25 de abril de 2012 durante cerimônia em que o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, entregou a chave simbólica do Independência à Bruno Balsimelli, do consórcio BWA, que passou a administrar o local.
A partida inaugural, um amistoso entre América-MG e o Argentinos Juniors, que fez parte das comemorações do centenário do time mineiro, marcou também a ultima partida da carreira do atacante Euller. O pontapé inicial foi dado pelo ex-atacante Jair Bala. 5.998 torcedores estiveram presentes que terminou com a vitória do time da casa, por 2 a 1, de virada.
Após a inauguração, o Independência logo caiu nas graças das torcidas de América, Atlético e Cruzeiro, sendo considerado um "caldeirão" pelo clima intimista que colaborou para muitas vitórias. Isso se expressou principalmente com o Atlético, inspirando o grito "Caiu no Horto, tá Morto". O time perdeu sua primeira partida no Independência apenas em agosto de 2013, 2 x 1 para o xará paranaense, depois de 38 jogos invicto. Durante a Copa Libertadores da América de 2013, o Independência sediou a maior parte da campanha vitoriosa do Atlético, embora apesar do desejo do time foi vetado para a final pela exigência de 40 mil lugares, e assim a partida decisiva ficou para o Mineirão.
Junto do SESC Venda Nova, o Independência serviu de centro de treinamento para dois torneios da FIFA com sede em BH, a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo FIFA de 2014.

A construção do atual Estádio Independência é bem parecida com o Estádio do Bessa que fica em Boavista, Portugal.










 








sábado, 18 de julho de 2015

Estádio Universitário


O Estadio Universitario - apelidado de El Volcán ( Espanhol para "O vulcão") é um estádio localizado na Universidad Autónoma de Nuevo León em suas instalações em San Nicolás de los Garza , Nuevo León , no México. É o campo do Tigres.

O custo de construção foi 23 milhões dólares pesos quando o estádio foi concluído em 1967. O plano original era para construir  com uma capacidade de 90.000, no entanto, ele teve de ser reduzido devido a problemas econômicos. Após a Copa do Mundo FIFA 1986 , a capacidade reconhecida foi de 52.000. Mais tarde, os ajustes foram feitos para maior conforto e segurança dos espectadores. Capacidade atual do estádio é 40.800.

Este estádio acolheu várias partidas da Copa do Mundo FIFA 1986 . Ele também organizou Copa Libertadores de América encontrados em 2005 e 2006, quando Tigres qualificado para o torneio de prestígio. Por um curto período, ele também foi o local de mando para o Monterrey . Ele também recebeu vários jogos da Copa do Mundo FIFA Sub-17 2011 .
Em 5 de agosto de 1996, o estádio sediou os Kansas City Chiefs e Dallas Cowboys na Bacia americana , os chefes vencedora pelo placar de 32-6. O evento registrou 52.247 bilhetes pagos.

Artistas e bandas como Rod Stewart , Guns N Roses , The Rolling Stones , Iron Maiden , The Cure , Coldplay , Shakira , Aerosmith e Metallica têm realizado no estádio.
 
 



 


sábado, 11 de julho de 2015

Estádio Monumental David Arellano


Estádio Monumental David Arellano é um estádio de futebol localizado em Santiago do Chile. Tem capacidade para 47.000 torcedores, e pertence a equipe de futebol Colo-Colo.
Foi projetado para ser um dos estádios da Copa do Mundo de 1962, mas devido a um terremoto em 1960, optou-se por utilizar os estádio já concluídos.
Inaugurado em 20 de Abril de 1975, porém, devido a falta de estrutura, o clube abandonou seu estádio e passou a mandar seus jogos no Estádio Nacional de Chile.
Em 30 de Setembro de 1989, o estádio é reinaugurado num jogo do Colo Colo contra o Club Atlético Peñarol do Uruguai, com vitória chilena por 2 a 1. Em 1991, foi inaugurado o Sistema de Iluminação, no mesmo ano em que o clube se sagraria campeão da Copa Libertadores da América em casa, sobre o Olimpia do Paraguai.
Umas das característica desse estádio é que o campo está localizado abaixo do nível da rua, além da proximidade da arquibancada, tornando-o um caldeirão nos jogos principais.
O nome do estádio é uma homenagem a David Arellano, fundador do Colo-Colo, primeiro capitão do time, primeiro ídolo e que teve uma morte trágica.

sábado, 4 de julho de 2015

Estádio Eládio de Barros Carvalho(Aflitos)


O Estádio Eládio de Barros Carvalho, popularmente conhecido como Estádio dos Aflitos, por estar localizado no bairro dos Aflitos, é o estádio usado pelo Clube Náutico Capibaribe.
O estádio foi inaugurado em 25 de junho de 1939 e o seu nome é uma homenagem a Eládio de Barros Carvalho, que foi presidente do Náutico por 2 ocasiões (1948-54 e 1957-63).

Dados do Estádio

  • 1º jogo (25 de junho de 1939): Náutico 2-2 Sport
  • 1º gol (25 de junho de 1939): Wilson (Náutico)
  • Maior Público (21 de Julho de 1968): Náutico 1-0 Sport (30.067 pessoas)
  • Maior Goleada (1 de Julho de 1945): Náutico 21-3 Flamengo (PE)
  • Capacidade: 22.856 pessoas
  • Medidas: 105 x 70 m
  • Endereço: Avenida Conselheiro Rosa e Silva, 1085, Aflitos, Recife/PE

Novo uso do estádio

Após vários anos mandando seus jogos nos Aflitos, a equipe do Clube Náutico Capibaribe irá arrendar o estádio a outra equipe e após a Copa das Confederações de 2013 o clube começou a mandar seus jogos na Arena Pernambuco. Desde 2013 o Recife Mariners, time de futebol americano local, começou a utiliza-lo em suas partidas e no final de 2014 o América Futebol Clube de Recife acertou com o Clube Náutico Capibaribe para mandar seus jogos no estádio.