A Arena Condá é um estádio que pertencente ao município de Chapecó, em Santa Catarina, no Brasil, onde joga o clube de futebol Chapecoense. Em 2008, o Estádio Regional Índio Condá foi remodelado, com a demolição de suas alas e a construção de novas alas. Esse processo se deu por etapas. A última etapa está prevista para terminar em 2014. Não será mexido na ala oeste (cadeiras), ficando inalterada em relação ao estado anterior do inicio da reforma. A capacidade anterior do estádio era de cerca de 12.500 pessoas. Com a reforma passará a comportar pouco mais de 22.600 torcedores.
Topônimo
O nome do estádio homenageia um importante líder caingangue.
Projeto da Arena Condá
O projeto da Arena Condá foi lançado no dia 9 de outubro de 2007.
A empresa Prosul foi a responsável pela elaboração do projeto que levou noventa dias para ficar pronto. Segundo o vice-presidente da empresa, Rodrigo de Carvalho Brillinger, "nenhum estádio será mais belo que o da Chapecoense no extremo sul do país". A Arena Condá será uma solução moderna baseada em conceitos europeus, atendendo a cem por cento das exigências da Federação Internacional de Futebol, credenciando Chapecó para competições de grande porte como Campeonato Catarinense, Campeonato brasileiro, etc. O novo estádio de futebol estava previsto com quatro pavimentos compostos de salas comerciais, estacionamento e arquibancadas.
Entretanto, como as obras foram feitas em etapas, alguns itens do projeto inicial não foram contempladas no momento da construção, além das alas construídas não serem uniformizadas. Exemplos disso é que o projeto inicial contemplava cobertura duas áreas do estádio (tem somente nas cadeiras), ser todo fechado (ficará com aberturas em duas laterais), além de problemas na execução da obra na ala sul, o que dificulta a visão das traves daquele local do gramado. Também, não comportará salas comerciais e estacionamento. As salas são ocupadas por setores da prefeitura municipal, como Procon, secretaria de habitação, entre outras.
Dessa forma, a obra foi efetivamente construída com mudanças em relação ao projeto inicial.
Como surgiu Arena Condá
Estava se planejando construir um novo estádio fora da cidade. Havia um shopping center interessado em comprar o Estádio Regional Índio Condá para, em seu local, construir um shopping. Houve proposta até mesmo de o shopping construir, em troca, outro estádio fora da cidade, mas a ideia não vingou.
Construção
A primeira parte da construção da Arena Condá iniciou em abril de 2008. A ala sul foi entregue em 2009. A ala norte foi inaugurada em 2011. Em 2014 está sendo construída a ala leste, com previsão de entregue em abril.
Inauguração
Foi inaugurada a primeira etapa da Arena Condá no setor sul, a nova geral foi no dia 1 de fevereiro de 2009. A inauguração ficou marcada com um jogo de Chapecoense 4 X 1 Brusque, o primeiro gol foi de Nenem aos dez minutos do primeiro tempo. Aos 31, Rafael Bittencout empatou, aos quarenta, Badé fez de cabeça 2x1; aos 44, Beá fez 3x1; aos trinta minutos do segundo tempo, Morisco fechou o placar em 4x1.
- Inauguração: 1 de fevereiro de 2009
- Capacidade atual: "De acordo com o Corpo de Bombeiros de Chapecó, hoje a capacidade de público da Arena Condá é 12.517 pessoas sentadas"