quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Olimpico Monumental


O Estádio Olímpico Monumental é um estádio brasileiro de futebol situado na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, de propriedade do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Foi inaugurado no dia 19 de setembro de 1954 em um torneio de inauguração.

História

Projetado pelo arquiteto Plinio Oliveira Almeida, como vencedor do concurso para este fim, realizado em 1950. À época da sua construção, era considerado o maior estádio particular do mundo. O jogador Vitor marcou os 2 gols tricolores do jogo de inauguração, entrando para a história por ter marcado o primeiro gol do estádio gremista.
Em 1963 o estádio foi a sede da Universíada de Verão.
Na metade do ano de 1980, o Estádio Olímpico, com o fechamento da última parte do anel superior, teve sua construção concluída. O projeto final do estádio, sempre coordenado pelo seu autor original, arquiteto Plinio Almeida, teve também a participação dos arquitetos e co-autores Rogério de Castro Oliveira e Fabio Boni. Desde então, a casa gremista passou a ser conhecida como Olímpico Monumental. No dia 21 de junho de 1980, uma vitória de 1 a 0 sobre o Vasco da Gama, em partida amistosa, marcou a inauguração do Olímpico concluído.

Características

Sua capacidade é de aproximadamente 55.000 pessoas. Possui dois anéis, sendo o anel superior composto por cadeiras. Também possui no centro do estádio um conjunto de camarotes. A distância do gramado, até a torcida, é de 40,7 metros na parte da social. A altura da última fileira de cadeiras, do anel superior, em comparação com o gramado é de 15 metros. A distância da última fileira de cadeiras, do anel superior até o gramado é de 68,83 metros. O gramado possui 105x68m, dimensão esta determinada pela FIFA em jogos de Copa do Mundo.
Um novo placar eletrônico foi instalado no estádio localizado na parte inferior das arquibancadas.Uma parceria do clube com uma empresa substituiu o antigo,que era composto de diversas lâmpadas e que apenas podia mostrar textos, por um novo com capacidade de gerar imagens com mais de um bilhão de cores. O novo equipamento possui trinta e dois metros quadrados de área. A mesma empresa instalou o placar eletrônico no estádio Beira-Rio.

Dados

  • Nome oficial: Estádio Olímpico Monumental
  • Endereço: Largo Patrono Fernando Kroeff nº 1 - Bairro Azenha - Porto Alegre
  • Público recorde: 98.421 (85.751 pagantes) - 26 de abril de 1981 Grêmio 0 - 1 Ponte Preta - Campeonato Brasileiro de Futebol de 1981.
  • Camarotes: 40 camarotes com 10 lugares cada. Cinco camarotes com 20 lugares cada.
  • Tribuna de honra: 140 lugares especiais.
  • Setores para deficientes físicos: Lugar para 28 cadeiras de rodas e 22 acompanhantes.
  • Salão Nobre do Conselho Deliberativo: Auditório com 220 lugares.
  • Vestiários: Seis vestiários profissionais mais um vestiário de arbitragem. Cinco com saídas para o campo.
  • Dimensões do gramado: 68 x 105m - O tamanho oficial exigido pela Fifa.
  • Grama: Bermuda Green (o clube também utiliza a Raygrass Americana no inverno).
  • Iluminação: Seis postes de iluminação. 20 refletores de 1500 watts em cada poste.
  • Potência: 650 Lux.
  • Imprensa: 26 cabines duplas fixas mais 50 cabines provisórias. Duas salas de imprensa. Duas salas para entrevistas coletivas.
  • Estacionamento: 700 vagas.
  • Inauguração: O Estádio Olímpico foi inaugurado no dia 19 de setembro de 1954. O jogo inaugural foi realizado entre Grêmio e Nacional de Montevideo, vitória gremista por 2 a 0. Os gols foram anotados pelo atacante Vitor que entrou para a história por ter marcado o primeiro gol do estádio gremista.
  • Primeiro Gre-nal: Grêmio 2 x 6 INTERNACIONAL
Data: 26/09/1954 Local: Estádio Olímpico Arbitragem: Carlos Alberto Vigorito Gols: Sarará, Zunino, Larry (4), Jerônimo e Canhotinho. Grêmio: Sérgio, Ênio Rodrigues, Orli, Roberto, Sarará, Itamar, Tesourinha, Milton, Camacho (Vítor), Zunino e Torres (Delém). Internacional: Milton, Florindo, Lindoberto, Oreco, Salvador, Odorico, Luizinho, Bodinho, Larry, Jerônimo e Canhotinho.

Outras sedes

O clube também conta com uma sede recreativa para sócios na Ilha Grande dos Marinheiros, a Escolinha de Futebol do Grêmio no Parque Cristal, um parque náutico as margens do Lago Guaíba e o Centro de Treinamento Hélio Dourado para as categorias de base em Eldorado do Sul.

Concertos musicais

O Estádio Olímpico Monumental foi palco para a apresentação de diversas atrações internacionais em Porto Alegre, entre eles o guitarrista Eric Clapton (2001), o ex-Pink Floyd Roger Waters (2002), a banda canadense Rush (2002) e o guitarrista Lenny Kravitz (2005).

Projetos futuros

Arena Tricolor

Prevista para inauguração no início de 2013, mas as obras foram adiantadas visando a copa das confederações deste ano reduzindo oa sua previsão de entrega para final de 2012. Arena Tricolor é o mais novo projeto do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Com grande infra-estrutura, a Arena Tricolor promete revolucionar os estádios brasileiros como o melhor do Brasil.







terça-feira, 22 de novembro de 2011

Gigante da Beira-Rio


O Estádio José Pinheiro Borda, também conhecido como Gigante da Beira-Rio é o estádio do clube de futebol Sport Club Internacional e está localizado às margens do Rio Guaíba, em Porto Alegre, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Seu nome oficial é uma homenagem a um cidadão português que durante muitos anos comandou as obras de construção do estádio, morrendo antes que fossem terminadas. Atualmente, é o terceiro maior estádio particular do país.

Dados

  • Tipo do gramado: Bermuda Green (importada do EUA), dotado de sistema de drenagem.
  • Bilheterias: 4, num total de 68 guichês
  • Elevadores: 6 (dois nas Cadeiras, um nos Camarotes, dois no Ginásio Gigantinho e um no pórtico de entrada do estádio)
  • Banheiros: 39 (20 masculinos e 19 femininos)
  • Capacidade 56.000 (25.000 nas cadeiras e 31.000 nas arquibancadas)
  • Recorde de Público 106.554 (Seleção Gaúcha 3 x 3 Seleção Brasileira - 17 de Junho de 1972)

Outras Informações

O Beira-Rio possui:
  • Loja InterSports, Loja do DTG Lenço Colorado, Agência do Banrisul, Bar Celeiro de Ases, Churrascaria Montana Grill, Parque Gigante, Museu do Inter.
  • 50 suítes equipadas com ar-condicionado, internet, sofás, mesas e televisão.
  • 4 vestiários, sendo dois para o time profissional, com banheiras de hidromassagem, área técnica, área para aquecimento, departamento médico, um para os árbitros e um para as categorias de base.
  • 4 campos suplementares de treinamento das categorias de base e do time profissional.
  • Ginásio de Esportes Gigantinho, com capacidade para 15 mil espectadores.
  • Estacionamento para 6.000 veículos

História

Construção

O Beira-Rio foi construído em grande parte com a contribuição da torcida, que trazia tijolos, cimento e ferro para a obra, inclusive do interior. Nesse sentido, havia programas especiais de rádio, para mobilizar os torcedores colorados em todo o Rio Grande do Sul. Consta que até Falcão, mais tarde ídolo colorado, chegou a trazer tijolos para a construção.

Inauguração

O primeiro jogo sediado no Beira-Rio foi um amistoso do Internacional contra o Benfica de Portugal, de astros como Eusébio e Torres. O primeiro gol do estádio foi marcado por Claudiomiro. Eusébio empatou a partida, mas o jogo terminou 2x1 para o Internacional no dia 6 de abril de 1969, com o segundo gol sendo marcado pelo jogador colorado Gilson Porto.
Demais jogos
Os demais jogos de Festival de Inauguração foram:
  • 7 de abril de 1969 - Internacional 2 x 1 Benfica
  • 9 de abril de 1969 - Brasil 2 x 1 Peru
  • 13 de abril de 1969 - Internacional 4 x 0 Peñarol
  • 20 de Abril de 1969 - Internacional 0 x 0 Grêmio

Reforma para a Copa de 2014

No Domingo, 12 de dezembro de 2010, parte da arquibancada inferior começou a ser destruida, reduzindo assim a capacidade de público do estádio na temporada 2011.
No entanto, a reforma está paralisada há meses, o que acaba por resultar em episódios constrangedores, como a perda da Copa das Confederações FIFA 2013, bem como reportagens sobre o mato tomando conta do local onde deveria haver obras. Como segue o impasse a respeito do contrato com a Construtora Andrade Gutierrez, começam a surgir boatos sobre a efetiva utilização do estádio para a Copa do Mundo FIFA 2014.

Uso do Estádio

O principal uso do Estádio Beira-Rio é o Futebol onde o Sport Club Internacional manda seus jogos. Porém, em diversas ocasiões já foi utilizado como sede de outros eventos.

Seleção Brasileira

A Seleção Brasileira já apresentou-se no Beira-Rio em dez oportunidades. O retrospecto é de 7 vitórias, 2 empates e apenas uma derrota.








Finais disputadas no Estádio

O Estádio Beira-Rio já foi palco de 4 finais de Libertadores. Em 3 delas(1980, 2006 e 2010) o mandante foi o Internacional, já no ano de 2005, o Atlético Paranaense mandou seu jogo no estádio pois o regulamento não permitia que o jogo fosse disputado na Arena da Baixada por causa da capacidade.

Maior sessão de cinema da história

Em 7 de dezembro de 2010, o Beira-Rio recebeu a exibição de um filme com o maior público, em uma mesma sessão, na história do cinema. O Beira-Rio recebeu 27.022 pessoas na projeção de “Absoluto – Internacional bicampeão da América”, documentário sobre o título conquistado pelo Inter, quatro meses antes. O feito recebeu certificação do Guinness, o Livro dos Recordes.

Situação atual


Partida de futebol no estádio Beira-Rio.
O Beira-Rio é o maior estádio do Rio Grande do Sul e da Região Sul do Brasil. Atualmente está sendo reformado, porém totalmente funcional, do gramado às tribunas de honra e imprensa. Das melhorias propostas para atender às demandas da FIFA, a colocação de cadeiras em todos os setores do estádio está praticamente acabada, bem como a reforma de vestiários, copas, banheiros, elevadores, suítes, áreas de aquecimento e camarotes. O estádio, segundo o clube, pode receber um público de 61 mil torcedores, mas que por exigências da FIFA e por questões de segurança para o torcedor, anuncia capacidade de 56 mil. Tanto o pórtico principal da Avenida Padre Cacique quanto o interior do museu e áreas sociais foram remodelados. O complexo conta também, desde o início de 2006, com um moderno sistema de catracas eletrônicas e carteirinhas sociais munidas de chips que garantem o fácil acesso em cada setor do estádio para os mais de 100 mil sócios do Sport Club Internacional. Recentemente, o gramado do estádio Beira-Rio foi considerado o melhor do Brasil, em eleição realizada entre todos os capitães dos 20 times da primeira divisão do Campeonato Brasileiro.
Um grande letreiro luminoso, contém a inscrição Campeão do Mundo 2006, ladeado pelo escudo comemorativo do clube, com a coroa relativa à conquista da Tríplice Coroa (Libertadores, Mundial de Clubes e Recopa na mesma temporada) e os louros do tri campeonato brasileiro, conquistado de forma invicta.
Ainda no Complexo Beira-Rio, encontram-se uma capela, o Centro de Eventos DTG Lenço Colorado, bares, lojas, uma agência bancária e estacionamento para 3 mil carros. Anexo há o Parque Gigante, onde se encontram as dependências de esporte e lazer do Sport Club Internacional, em treze hectares às margens do Guaíba.

Planos para o futuro


Projeto do Beira-Rio para o futuro.
Com o projeto Gigante Para Sempre a diretoria do Internacional promete cobrir todos os lugares do estádio, construir novas cabines de imprensa (que ficarão suspensas na nova cobertura do estádio) e colocar cadeiras em 100% do estádio. Além disso, há um projeto da diretoria do clube que pretende reformar completamente o estádio e o restante do patrimônio social do clube, no caso, o Parque Gigante, o Gigantinho e o DTG Lenço Colorado, recentemente remodelado na forma de um moderno Centro de Eventos. Entre os projetos de reformulação do estádio está a construção da cobertura metálica sobre o anel superior, protegendo todos os assentos e rampas de acesso com a implantação de uma "proteção" externa semelhante à do Estádio Olímpico de Munique. Juntamente com sua cobertura, todo o Complexo Beira-Rio sofrerá diversas melhorias e ampliações, como a construção de um Shopping Center e um hotel para a concentração do clube e demais visitantes. Seu entorno terá o projeto paisagístico revitalizado, bem como o Ginásio Gigantinho será reformado e novos campos suplementares serão construídos. Com a nova configuração do anel inferior das arquibancadas, que serão estendidas, ocupando o lugar da antiga "coréia" (popular), a capacidade do estádio será ampliada para 60.000 lugares, todos cadeiras numeradas.
Todas as melhorias, incluindo a cobertura total, pretendem atualizar o Estádio Beira-Rio dentro dos padrões internacionais da FIFA para que esteja apto a receber jogos da Copa do Mundo. O Brasil será o país-sede da competição de 2014 e Porto Alegre foi confirmada como uma das cidades-base, recebendo um grupo do torneio e tendo o Estádio Beira-Rio como candidato a receber jogos do mundial. Em março de 2006, realizando a vistoria do estádio, o diretor de segurança e estádios da FIFA, Walter Gagg, elogiou o complexo e seu gramado.